Fotógrafo: Mario Cravo Neto

Fotógrafo, escultor e desenhista. Recebe as primeiras orientações no campo do desenho e da escultura de seu pai, Mario Cravo Júnior.
Dedicou-se à fotografia de estúdio, criou instalações e realizou trabalho fotográfico com temática relacionada ao candomblé e à religiosidade católica.
Mario Cravo Neto nasceu em 20 de Abril de 1947 na cidade do Salvador, Bahia, onde viveu e trabalhou,morreu em 2009(Salvador). Aos 17 anos, mudou-se para a Alemanha, quando seu pai, o escultor Mario Cravo Jr., participava do programa Artists in Residence, em Berlim. É naquele período que Cravo Neto dá início as suas experiências com escultura e fotografia. Em 1965 retorna ao Brasil.  É em seu estúdio no Soho que desenvolve, paralelamente à fotografia, as esculturas em acrílico baseadas no processo do “terrarium”, envolvendo o crescimento de plantas vivas em ambientes fechados. Durante os anos de 1971 a 1974, dedica-se à criação de projetos “em sítio” (land art), interferindo diretamente na natureza do sertão baiano e no perímetro urbano de sua cidade natal.Em razão de um acidente automobilístico, em 31 de março de 1975, é forçado a permanecer com ambas as pernas imobilizadas por um ano. Esta circunstância, porém, não interrompe sua produção. Nesse período trabalha em maquetes de seus projetos tridimensionais e volta a sua atenção para o retrato em estúdio, para a apropriação de objetos e para a utilização desses objetos em suas instalações e nas composições das fotografias. Surge assim um trabalho único, autoral, no qual Cravo Neto cria, a partir da integração que promove entre personagem e objeto, o que podemos chamar de fotografias-esculturas em preto-e-branco.







































Handara

Lino Villaventura