História de Gabrielle Bonheur Chanel


Gabrielle Bonheur Chanel nasceu numa família pobre. Sua mãe morreu quando ela tinha 6 anos de idade, desde então passou a morar com seus 4 irmãos e seu pai.Nascida em Saumur, França, em 19 de agosto de 1883,chegou a Paris aos 16 anos. Durante uma breve carreira de cantora de café-concerto, adotou o nome de Coco.

Coco Chanel não estava apenas à frente de seu tempo. Ela estava à frente de si mesma.
Sempre esteve ligada às principais correntes artísticas da primeira metade do século 20. conseguiu recursos para abrir uma pequena chapelaria, em 1910. E assim, logo abriu mais duas filiais, em Biarritz e em Deauville. Seus relacionamentos a ajudaram a conseguir tanto recursos, como clientes, homens e mulheres, para a divulgação de sua loja. Suas criações viraram sucesso e suas produções se expandiram para o ramo da moda.

Renasce uma nova mulher, onde é libertada de trages desconfortáveis como as faixas e cintas, dos corpetes apertados, das saias amplas de múltiplos babados e franzidos daquela época.Reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.
Em 1916, ela introduziu na alta-costura o jérsei de malha, os trajes de tecidos xadrez e a moda escocesa, com blusas de malha fina, as calças boca-de-sino, as jaquetas curtas e os casacos cruzados na frente e acinturados em estilo militar.

Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo. Que foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: "Um perfume de mulher com cheiro de mulher", foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista


Para a noite, Chanel criou vestidos em negro metálico, vermelho escarlate ou bege. Laços e paetês eram os únicos enfeites e não impediam os movimentos femininos.
O vestido negro conhecido como cárdigã, com gola e mangas largas e punhos, a jaqueta de corte reto e a saia simples foram inovações da estilista.
Foi onde surgiu o chamado "pretinho básico", onde a revista "Vogue" mostrava o vestido desenhado por Chanel - o primeiro entre vários que iria produzir ao longo de sua carreira.

Seus modelos simples, ao alcance da mulher de bom gosto e de poucos recursos, foram muito imitados e confeccionados.
Foi ela também quem introduziu as falsas jóias ao mundo da moda. Chanel sempre gostou de usar muitos acessórios, como colares de correntes ou pérolas de várias voltas, que se tornou sua marca registrada.
Chegou a trabalhar como enfermeira,durante a Segunda Guerra Mundial,quando a estilista decidiu fechar suas lojas.Acreditava que não era uma época para a moda.
Conheceu Hans Dincklage, espião nazista, de quem tornou-se amante.

Ao retornar ao mundo da moda em Paris, sua nova coleção não agradou aos parisienses, mas foi bem recebida e aplaudida pelos americanos, que se tornaram seus maiores compradores.

Chanel morreu em Paris, no dia 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção, em sua suíte particular no hotel Ritz.


O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou atemporal.




"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.
Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."
Coco Chanel

Agora veja o Trailer do filme "Coco Avant Chanel"

Nenhum comentário:

Handara

Lino Villaventura